O nome Evangelho Quadrangular veio de uma revelação à fundadora de nossa igreja, Aimee Semple McPherson, em 1922, enquanto pregava para cerca de 8 mil pessoas. Cada um dos 4 evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) possui uma revelação específica do caráter de Jesus Cristo e de sua obra. Cada um dos escritores dos evangelhos, escreveu para alcançar a um povo específico.O texto sobre o qual Aimee Semple McPherson pregava naquela noite do verão de 1922 era Ezequiel 1:4-10.
Aimee Semple McPherson nasceu no Canadá, no dia 9 de outubro de 1890. Era da Igreja Metodista, no entanto quando criança, vivia distanciada de Deus, como a maioria das crianças da época. Converteu-se aos 17 anos de idade, e casou aos 18 anos com Roberto Semple, seu pai na fé. Ambos pegaram malária na China, em missões, mas Roberto Semple morreu da doença. Tiveram uma filha, de nome Roberta, e ambas voltaram para a América.Casou-se novamente com Harold McPherson, homem que não gostava de missões. Teve mais uma filha e achou que podia dedicar-se à família. Caiu enferma. Estava à beira da morte quando o Senhor perguntou a ela: "Vai pregar agora ou não?" Ela respondeu: "Sim, vou pregar." Em 15 dias estava totalmente curada.Aimee começou seu ministério em 1915, contando então com 25 anos.
IEQ no Brasi Em 1946, Hermínio Vasquez e Harold Edwin Willians vieram ao Brasil, oriundos da Bolívia. Entraram por Porto Velho (Rondônia) e foram para Manaus e Belém. Continuaram viagem até Santos, São Paulo e Poços de Caldas (MG).Em 1951, veio de volta ao estado de São Paulo, em São João da Boa Vista. Iniciou-se aí a primeira igreja no Brasil do Evangelho Quadrangular, com o nome de Igreja Evangélica do Brasil, ramo da Igreja do Evangelho Quadrangular mundial.Harold Edwin Willians foi o fundador da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil (IEQ). Nasceu em Hollywood (sendo anteriormente ator de filmes de cowboys), Estados Unidos, no dia 27 de novembro de 1913. Fundou a IEQ em 1951.Em 1953 a denominação passou-se a chamar Cruzada Nacional de Evangelização.
Em 1955 passou a se chamar Igreja do Evangelho Quadrangular.
Em 1955 passou a se chamar Igreja do Evangelho Quadrangular.